Novidades
4 de jun. de 2025
Por um programa à esquerda
Passados os dois turnos dessa eleição, é hora de sentarmos à mesa, avaliarmos os rumos e seguirmos firmes. O PT, mesmo diante de todas as adversidades, segue vivo e fortalecido, as principais questões postas são: quais os aprendizados que a esquerda tira de 2024 e como reorganizamos a luta, não apenas em direção a 2026, mas, sobretudo, em relação a construção de uma nova sociedade, mais justa, ante aos ataques do capital.
4 de jun. de 2025
Da Frente Ampla à crise eleitoral
Se a Frente Ampla pela Democracia, engendrada por Lula e o PT para derrotar Bolsonaro em 2022, foi ponto importante naquela vitória eleitoral, essa mesma Frente Ampla que desde então governa o país, capturada pelo centrão, foi fator primordial para a grande derrota das esquerdas nas eleições de 2024.
4 de jun. de 2025
A PEC 05/2021 e o controle externo do Ministério Público
Cada vez mais o Ministério Público se torna pauta pública, seja ela no debate político, seja também nos jornais de grande circulação e nas redes sociais. Muitas são as coisas ditas, mas nem sempre bem fundamentadas, ou verídicas.
4 de jun. de 2025
A PEC 5/2021 e a Democracia, ou quem controla o controlador?
Como tem acontecido costumeiramente, mais uma vez o Ministério Público, há poucos dias, se tornou pauta de debate público. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 5/2021) apresentada pelo deputado federal Paulo Teixeira, do PT de São Paulo, extrapolou o plenário da Câmara dos Deputados, se tornou tema em Live de artistas e ganhou espaço nos mais variados locais. Foi possível encontrar desde manifestações dos Procuradores da força-tarefa da Lava Jato, bem como vídeo gravado pelo cantor sertanejo Leonardo em que reclama a importância da “soberania do Ministério Público”, e, até mesmo, Live de Paula Lavigne e Caetano Veloso com o portal de notícias Mídia Ninja, em debate com o autor da PEC, em que afirmavam a importância de uma autonomia do Ministério Público apartada das demais instituições e das regras básicas do jogo democrático, ainda que liberal. Ou seja, o assunto tomou conta dentre os membros de um determinado grupo de certa condição social. O resultado dessa mobilização foi a não aprovação do substitutivo da PEC que fora apresentado pelo deputado Paulo Magalhães do PSD da Bahia.
4 de jun. de 2025
A afirmação da cidadania ante o totalitarismo neoliberal
Diante das disputas de conceitos sociais básicos e basilares da história ocidental promovidas pelo avanço da extrema-direita, bem como a necessidade de reafirmação dos direitos conquistados e das lutas sociais empenhadas pela conquista da cidadania, este texto tem o objetivo de abrir caminhos de debate em relação a afirmação da cidadania frente ao totalitarismo neoliberal que age no sentido de capturar os construtos culturais e sociais enquanto que busca colocar por terra o conceito de Estado.




